Como crescer em tempos de crise?
As crises geralmente são vistas
como sinônimos de encurtamento das rédeas do negócio, esperando até que o
mercado melhore, certo? Mas muitas empresas já descobriram que existe um outro
caminho a seguir: o de crescer em tempos de crise! Só entenda que crescer aqui
não significa investir grandes quantias de dinheiro ou se arriscar naquilo que
você não tem certeza, mas, muito pelo contrário, fazer as melhores escolhas
para a empresa, priorizando os projetos certos, otimizando os recursos
existentes e reduzindo custos onde for possível.
Crie uma estratégia centrada em projetos
A necessidade de desenvolver
soluções cada vez mais inovadoras e condizentes com as exigências do mercado
coloca o gerenciamento de projetos como um dos maiores aliados das empresas que
desejam crescer mesmo durante a crise. Isso porque com uma estratégia centrada
em projetos você passa a ter a oportunidade de perceber pontos de melhoria,
desenvolver soluções e ainda acompanhar com a devida eficácia a performance do
negócio no alcance de seus objetivos.
Além disso, com essa tática você
mantém um controle maior sobre a manutenção da competitividade da empresa no
mercado, pois sabe exatamente quando lançará um novo produto, qual é sua
viabilidade econômica e qual será o retorno sobre o investimento aplicado.
Assim é possível garantir uma maior rentabilidade para o negócio no longo prazo
e também permite crescer em tempos de crise.
Alinhe a estratégia à gestão de portfólio
Para ter êxito com uma estratégia focada
em projetos, é preciso ter em mente que os trabalhos desenvolvidos devem estar
estrategicamente alinhados aos objetivos do negócio, contribuindo para a
maximização dos resultados. O ideal é coordenar esses projetos de modo que o
portfólio traga maior valor agregado para a empresa, ou seja, o conjunto de
projetos priorizados deve satisfazer a uma necessidade maior, impactando de
maneira mais significativa em conjunto do que cada trabalho isoladamente.
Você obtém esse posicionamento à
medida que a alta gestão compreende a necessidade de se coordenar esforços para
atingir melhores resultados, processo que pode ser facilitado com a
implementação de um PMO estratégico — sobre o qual falaremos um pouco mais
adiante. Além do mais, esse alinhamento estratégico vai se tornando cada vez
mais sólido quando o gerenciamento de projetos passa de uma área simplesmente
técnica dentro da empresa para um braço da alta gestão, que tem como missão
gerar valor por meio da integração de esforços e do uso consciente de recursos.
Elabore metas claras e atingíveis
Um ambiente de incertezas exige um
cuidado bem maior nos investimentos para que a empresa não perca recursos por
pura falta de planejamento. Nesse sentido, para crescer em tempos de crise você
deve ter objetivos bastante claros e metas atingíveis — nem subestimadas,
tampouco superestimadas. Uma forma de avaliar seu poder de execução dessas
metas é analisar a concorrência e verificar a viabilidade de seus projetos,
medindo o impacto de cada trabalho nos demais, assim como no faturamento da
empresa e no aumento da competitividade do negócio em geral.
Não se esqueça também que é vital
monitorar as métricas para verificar como andam os progressos no alcance das
metas. Assim você não se desvia do caminho, acabando por ver esforços
desperdiçados pela falta de acompanhamento adequado. Fazer investimentos de
maneira inteligente significa monitorar o potencial de retorno desse
investimento e saber exatamente quando a empresa passará a ganhar de verdade
sobre o projeto implantado.
Implemente uma cultura de entrega
Um projeto nada mais é que um
esforço temporário que tem como objetivo produzir resultados únicos, sejam eles
relacionados a produtos ou serviços. Isso quer dizer que você precisa adotar
uma cultura de entrega, ou seja, estabelecer prazos para que as etapas
efetivamente aconteçam. Caso contrário, você pode acabar transformando os
projetos da empresa em esforços permanentes sem resultados aparentes.
Assim, em cada projeto desenvolvido
é preciso ter bem claros o escopo, o tempo e o custo dos esforços para que
fique mais fácil dimensionar a qualidade do produto final e manter o cliente
satisfeito com os resultados. E, acredite, essa satisfação só se mantém se você
comparece com entregas consistentes e permanentes, reportando o status de cada
fase do projeto regularmente para manter as expectativas alinhadas e as
entregas em dia.
Adote um PMO estratégico para zelar pelos resultados
Como você deve ter percebido até
aqui, crescer durante a crise investindo em projetos de relevância para a
empresa exige um cuidado muito maior do que um profissional sozinho ou um setor
sem o devido apoio podem dar conta. É por essa razão que a implementação de um
PMO estratégico pode ser exatamente a solução para ver seu negócio crescer
independentemente do caos econômico e financeiro que o mercado vive.
Um PMO bem estruturado se torna o
braço da gestão estratégica, estando afinado com os objetivos do negócio e
entendendo a importância de se ter alinhamento de diretrizes para alcançar
resultados excepcionais. Esse recurso também facilita a visão holística
necessária para reunir e coordenar esforços internos e externos para a
consecução dos projetos, liderando pessoas, otimizando recursos e reduzindo
custos sem impactar na qualidade da entrega final.
Com o auxílio das ferramentas
certas, o PMO tem condições de priorizar os projetos mais importantes para a
empresa, gerenciar projetos, programas e portfólios de maneira integrada,
analisar métricas e KPIs com eficiência e direcionar as pessoas para que elas
trabalhem de maneira coordenada e integrada em prol do bem maior, que é a
sustentabilidade da organização ao longo do tempo.
Quem não possui uma estratégia bem
definida, não sabe onde está, tampouco para onde vai. Mas quem tem objetivos
bem definidos, metas claras e indicadores de desempenho que revelem com
precisão o que deve ser feito para passar pela crise sem grandes tropeços não
encontra entraves para driblar as dificuldades e continuar crescendo. E, nesse
sentido, uma gestão baseada em projetos é a melhor maneira de colocar a empresa
nos trilhos e fazê-la crescer de maneira ordenada, inteligente e com foco no
futuro.
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