Para que você também se inspire, a Magazine Brasil de Sucesso vai mostrar como essa marca inovou em suas estratégias e virou case de sucesso no mercado online.
Confira! 🙂
Magazine Luiza muito além das lojas físicas
O Magazine Luiza iniciou seu trabalho como um comércio varejista físico da empreendedora Luiza Trajano, em 1957. Atualmente, a marca transcende comerciais e promoções na TV: ela revolucionou o meio digital!
Quando Frederico Trajano assumiu a presidência da empresa, logo revelou a vontade de explorar o mundo digital e trazer o “calor humano” também para o universo online.
E essa concepção permitiu um crescimento de quase 600% quando a estratégia digital foi abraçada por todos os colaboradores. Sim, todos!
De entregadores a vendedores, atendentes online à diretoria: todos passaram a utilizar o app online para reportar seu atendimento e receber feedback dos clientes.
Luiza Labs: a transformação começa em casa
Em algum momento você deve ter se perguntado “mas como a marca controla e explora todo esse poder tecnológico?”. A resposta é bem simples: através do Luiza Labs, o laboratório de tecnologia do Magazine Luiza.Todos os dias centenas de pessoas envolvidas nessa operação idealizam coisas, experimentam, erram, tentam novamente e mudam de estratégia até acertarem o ponto. E esse pode ser parte do segredo de tanto sucesso!
Afinal, o objetivo coletivo é tornar a vida do consumidor Magalu muito mais funcional e sua experiência com a marca cada vez mais agradável.
A estratégia digital em múltiplas vivências
Como mencionamos, as vendas pela internet não traziam a intenção de ser apenas mais uma loja online. O Magazine Luiza revolucionou nas ferramentas digitais através da criação de aplicativos e plataformas.Um exemplo de primeiro projeto foi o “Magazine Você”, um tipo de loja virtual que possibilita ao consumidor a criação de sua própria vitrine de produtos para vendê-los. A adesão já ultrapassa 300 mil usuários!
A “lista de casamento” do site e o próprio aplicativo da marca também são modelos de tecnologia e inovação digital. Com interface amigável e facilidade de navegação, o tráfego mobile já comanda a navegação do site Magalu.
A digitalização também nas lojas físicas
Toda a transformação e investimento no meio digital também foram incorporados às lojas físicas. Isso porque a marca, com toda sua bagagem varejista, sabe que o consumidor do comércio físico também deseja agilidade e um bom atendimento.E então surgiu a ideia de aplicativos para os lojistas. O Mobile Vendas, onde os vendedores têm acesso a todo o estoque da companhia, e o Estoquista, onde o colaborador encontra o produto com facilidade.
Assim, o Magazine Luiza segue garantindo a máxima qualidade em sua operação física e online.
O investimento em Marketplace
Já sendo referência no digital, em 2016 a plataforma online abriu espaço para seus parceiros, tornando-se um dos Marketplaces mais acessados do Brasil.O resultado foi uma expansão ainda maior, com um catálogo de produtos que já ultrapassa 600 mil skus.
Mas a proposta vai além! A ideia da marca é ser uma plataforma que auxilia na chegada do varejista ao mundo do comércio online. Com isso, torna-se cada vez mais uma empresa referência no crescimento de parcerias.
Lu: uma lição de brand persona
De vendedora virtual a influencer digital — essa é a história da “Lu”, a brand persona do Magazine Luiza.Inspirada em Luiza Trajano, a fundadora, a Lu auxilia os compradores no site, interage e descomplica todas as dúvidas sobre termos técnicos e funcionalidades dos produtos.
Com a popularidade, surgiu o “Canal da Lu” no YouTube, hoje com mais de 1,6 milhão de inscritos.
O termo “Magalu” surgiu de uma forma carinhosa, criando uma conexão entre a Lu e a marca, deixando-a mais próxima de seus consumidores. Por fim, o resultado é a empatia e fidelização do cliente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário