Full width home advertisement

E-commerce

Empreendedorismo

Post Page Advertisement [Top]

Empreendedorismo Feminino

Os desafios que mulheres empreendedoras ainda enfrentam

Apesar dos visíveis avanços que temos em relação à conquista de espaço da mulher no ambiente empreendedor, ainda existem muitas dificuldades e desafios que impedem um crescimento ainda maior do empreendedorismo feminino. O principal deles é o preconceito. Durante muito tempo, acreditou-se que a mulher foi feita exclusivamente para cuidar de casa e dos filhos e que, então, ela não tinha capacidade para executar nenhuma outra tarefa que não fosse relacionada ao lar e a maternidade. Porém, com o tempo, e graças às reivindicações de grupos, essa situação foi se modificando e a mulher foi conquistando seu espaço em outros cenários. Ela estudou, entrou no mercado de trabalho, chegou a cargos de liderança e hoje tem seu próprio negócio.

Mesmo assim, até hoje, a mulher precisa lutar para mostrar à sociedade que “seu lugar” é onde ela quiser e que características biológicas não definem ou limitam sua competência e capacidade. Muitas mulheres, quando vão assumir seu negócio, ainda têm dificuldade de serem respeitadas e levadas a sério, principalmente quando lidam diretamente com homens. Esse é um obstáculo muito grande pelo qual as empreendedoras infelizmente ainda precisam passar e que pode comprometer o sucesso de um negócio ou a iniciativa de uma mulher.

Outro desafio é relacionado à questão da autoconfiança. Como as mulheres apenas muito recentemente, passaram a ter mais contato com o mundo dos negócios e o ambiente empreendedor, ao contrário dos homens, elas muitas vezes se sentem inseguras e despreparadas para tocar o próprio negócio. E isso, além de ser um problema para a própria empreendedora, reflete em suas atitudes, decisões e faz com que ela perca credibilidade perante outras pessoas e empreendedores.

É importante que as mulheres trabalhem esse ponto e encontrem formas de se tornarem mais confiantes em seu próprio trabalho e em seu conhecimento e experiência. Se manter sempre atualizada, fazer cursos e estudar sobre o seu mercado de atuação, por exemplo, é uma ótima forma de fazer isso.

Por fim, as iniciativas empreendedoras femininas ainda estão em um período de crescimento e o cenário empreendedor, assim como boa parte do mercado de trabalho, é predominantemente masculino. Com isso, muitas mulheres se sentem intimidadas na hora de fazer networking, de apresentar seu negócio, de falar com outros empreendedores e em muitas outras situações. Afinal, para os homens é mais natural assumir posições de destaque, liderar e ser proativo do que para as mulheres, que por muito tempo assumiram um lugar secundário na sociedade.

Nesse cenário, é importante, portanto, que as empreendedoras tenham noção desses desafios e  ajam de modo a superá-los, assumindo um papel de protagonismo e de liderança de forma igualitária aos homens. Além do mais, é extremamente relevante que essas mulheres busquem apoio umas com as outras, para compartilhar experiências, conhecimento e se apoiar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bottom Ad [Post Page]

| Projetado por Alex Prado - Adster