Full width home advertisement

E-commerce

Empreendedorismo

Post Page Advertisement [Top]

ecommerceVender na Internet

6 produtos, nichos ou categorias infalíveis para vender pela internet


A simplicidade e facilidade em como vender produtos pela internet (vender online) abriu a possibilidade para que uma infinidade de itens seja anunciada online.
Mas, embora vantajoso, esse leque ampliado também desperta uma série de dúvidas para quem vende online. Nem sempre é fácil identificar um produto que possuam grande potencial de venda, seja pelo excesso de concorrentes ou pela baixa demanda.
Isso se torna ainda mais importante nos marketplaces, onde o potencial de vendas é elevado, desde que sejam executadas as estratégias mais adequadas.
Uma escolha equivocada de portfólio se converte em baixo desempenho em vendas, levando muitos comerciantes a considerarem que o problema é o canal de venda (no caso, a Internet), ao invés da estratégia de venda.
Para ajudar nesse processo de decisão, listamos neste post alguns produtos e categorias de itens que tem gerado resultados altamente positivos para os lojistas, e que ainda podem ser explorados por vários empreendedores.

1) Smartphones

A categoria de telefonia respondeu por 11% das vendas do e-commerce brasileiro em 2015, com 45% de aumento nas vendas frente ao ano anterior, indicam dados da pesquisa Webshoppers.
Como os compradores de smartphones são altamente sensíveis ao preço, a internet é o canal ideal para comprar este tipo de produto. É possível pesquisar rapidamente os valores praticados pela concorrência, bem como especificações e detalhes sobre cada produto.
A pesquisa Webshoppers também indica que em 2015 os modelos mais populares em venda registraram um ticket médio acima de R$ 500, tais como:
  • Smartphone Motorola Moto G – R$ 597,89
  • Smartphone Samsung Galaxy Gran Prime TV – R$ 595,02
  • Smartphone LG L Prime – R$ 504,82

2) Eletrônicos

O mercado de eletrônicos respondeu por 6% das vendas em 2015. A 3ª Pesquisa Nacional do E-commerce, realizada pelo Sebrae e o E-commerce Brasil, indica que aproximadamente 9% das lojas varejistas do país vendem itens dessa categoria.
O critério para compra de produtos deste segmento também é fortemente vinculado a preço. Além disso, pesam favoravelmente serviços como a oferta de garantia estendida, que nem sempre é oferecida pelas lojas físicas.
Por se tratarem de itens de pequeno porte, a logística de entrega pode ser feita pelos Correios, o que permite ampliar a abrangência geográfica das entregas.
Entres os itens com melhor desempenho nesta categoria estão os seguintes:
  • Videogames: aqui valem tanto os modelos mais recentes, como PlayStation 4 e Xbox One como clássicos como PlayStation 2. Acessórios e jogos também são bem-sucedidos.
  • Filmadoras: mesmo com a popularidade dos smartphones, as câmeras filmadoras ainda registram um desempenho positivo em vendas.

3) Informática

Na esteira do sucesso dos produtos de telefonia e dos eletrônicos, itens de informática também geram bons resultados nas vendas online. Eles responderam por 7% do faturamento do e-commerce em 2015.
O sucesso destes produtos nos marketplaces está fortemente vinculado a credibilidade das grandes redes varejistas, já que no mercado paralelo é comum encontrar a oferta de itens falsificados ou sem documentação.
Fatores como a facilidade de parcelamento também pesam positivamente nas vendas online. Entre os itens mais populares estão os seguintes:
  • Acessórios: HDs externos, periféricos, e peças de reposição
  • Dispositivos: tablets, notebooks e monitores

4) Saúde e beleza

O segmento de cosméticos, perfumaria e cuidados pessoais respondeu por 10% das vendas online em 2015. Dentro desta categoria, os itens direcionados para o público feminino são o carro-chefe.
A facilidade de entrega, a possibilidade de criação de kits e as constantes promoções realizadas pelas grandes redes varejistas geram um impulso extra para esse segmento. Alguns dos itens mais populares são os seguintes:
  • Chapinhas
  • Secadores
  • Balanças
  • Esfoliadores

5) Casa e decoração

Por fim, itens para casa e decoração são outra excelente opção para ampliar as vendas online. Essa categoria deteve 9% das vendas online em 2015 e é o principal produto vendido por 13% dos e-commerces do país.
Algumas opções de produtos para venda nesta categoria são as seguintes:
  • Cadeiras
  • Poltronas
  • Cortinas

6) Brinquedos

Cada vez mais os clientes de artigos infantis e principalmente brinquedos buscam na web as melhores ofertas e opções, principalmente para momentos sazonais, como aniversários e dias das crianças ou Natal. A comodidade, o preço mais competitivo e a facilidade de comparação que o e-commerce oferece são alguns dos critérios avaliados no momento da compra.
Entre os brinquedos mais procurados e vendidos estão:
  • Bicicletas
  • Patins e patinetes
  • Bonecas (Baby Alive está entre as mais procuradas)
Quer saber quais são os brinquedos mais vendidos nos maiores e-commerces e marketplaces? Acesse nossa lista exclusiva e fique por dentro dos campeões de vendas!

Conclusão

Escolher adequadamente o portfólio de produtos é o primeiro passo para vender mais. Além das opções acima, também é possível pesquisar novas tendências em páginas como o Google Trends, o Mercado Livre Tendências e as listas de itens mais vendidos nos principais sites do país.
Com os produtos adequados e uma operação de vendas organizada é possível criar as condições ideias para obter um excelente desempenho nos marketplaces.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bottom Ad [Post Page]

| Projetado por Alex Prado - Adster